Auto hipnose método prático 10

Aula 10/14

todos os créditos deste curso   autohipnosesubliminar.com

Agora que já aprendemos nas aulas passadas os passos principais para se fazer uma auto hipnose, precisamos fechar este processo com uma etapa de finalização do transe.

Mas antes de demonstrar o roteiro final de saída do transe… precisamos verificar qual foi a profundidade do transe que você entrou…

Vale lembrar que quanto maior for sua prática, melhor será sua habilidade de entrar novamente, e ir cada vez mais fundo dentro da hipnose.

Então, para verificar esta profundidade do transe, usaremos a escala de susceptibilidade hipnótica desenvolvida por David Husband na década de 30. Esta escala, nos dá uma direção mais precisa, para saber o quão fundo fomos dentro do transe hipnótico..

Esta escala é dividida em 4 etapas… sendo que a primeira etapa é a etapa hipnoidal, a segunda o transe leve, depois o transe médio e por fim o transe profundo.

Para começar, dentro da etapa Hipnoidal, você pode alcançar até 5 características para então prosseguir para o transe Leve… A primeira característica é o desenvolvimento do Rapport, que é a conexão e a confiança com o método que você irá realizar para fazer sua auto hipnose…

A segunda característica é o início do relaxamento.. Em seguida temos o pestanejamento que é mexer as pálpebras, rapidamente, abrindo e fechando os olhos, o que nos indica a vontade da mente em focar na ambiente interno. Na quarta característica, temos o fechamento completo dos olhos e por fim o relaxamento completo…

Estas 5 características fazem parte da primeira etapa do nosso processo de auto hipnose… Aqui neste curso por exemplo, a maioria de nossos praticantes deverá passar nesta etapa e chegarão ao máximo em um transe médio… pois todos os roteiros que falamos na parte de indução, aprofundamento e sugestão pós hipnótica, não oferecem sugestões para transes de nível profundo… então você chegará ao máximo em um transe médio… Você sempre pode estudar mais a fundo sobre a hipnose e descobrir sugestões avançadas que irá te levar a ter uma experiência hipnótica mais intensa.

Fechando então a etapa Hipnoidal, chegamos ao transe leve… Nesta etapa, podemos identificar 4 características que nos aponta o transe leve na auto hipnose… A primeira delas é a catalepsia palpebral… podemos perceber isso, quanto a pálpebra da pessoa hipnotizada fica tremendo sem abrir…

A segunda característica do transe leve é a catalepsia braquial… Aqui nos referimos ao músculo situado no bíceps do braço da pessoa em transe… este músculo pode demonstrar espasmos durante um transe…

A terceira característica é a catalepsia rígida total… Aqui a pessoa em transe mantém todos os músculos do corpo rígidos … neste momento a pessoa pode manter membros como braços e pernas, levantado no ar por durante muitos minutos…

A quarta e última característica do transe leve é a anestesia superficial… Aqui a pessoa em transe pode ser sugestionada a criar uma anestesia momentânea em qualquer parte da pele… Aqui a pessoa nem sente dores como a de um beliscão ou arranhão…

Vale lembrar que não é necessário a pessoa hipnotizada passar por todos estas características para entrar em um transe leve ou médio… Esta pessoa pode iniciar o seu processo de auto transe, e então se encontrar diretamente no nível de anestesia corporal.. sem ter apresentado indícios de catalepsia rígida por exemplo… Esta escala nos serve apenas para saber em que nível de transe esta pessoa está… Então se ela já está em um nível anestésico, ela está próxima de entrar em um transe médio por exemplo…

Prosseguindo então, chegamos ao transe médio que apresentam 5 características… A primeira delas é a Amnésia Superficial… Aqui podemos causar confusão induzida e provocar esquecimento temporário na pessoa… Lembra quando falamos do filtro mental da memória temporária na aula 03 ?… Então, este filtro deve ser usado com um guia… pois pode causar esquecimento e confusão induzida… e por um breve momento esta pessoa se encontra perdida dentro de sua mente…

A segunda característica do transe médio é a Anestesia Pós-Hipnótica… aqui aprofundamos o poder de anestesia, podendo eliminar dores profundas causadas por exemplos em procedimentos cirúrgicos ou gravidez… Esta sugestão de anestesia é muito usada por dentistas, para amenizar a dor causada em obturações e cirurgias dentárias…

A terceira característica é a Alteração Momentânea de Personalidade… aqui a pessoa pode através de uma sugestão hipnótica, mudar sua maneira de agir, de pensar e de ser … Neste caso, a alteração permanente de aspectos da personalidade, depende da prática contínua da hipnose… Quando procuramos mudar crenças limitantes por crenças de alta performance por exemplo, temos o objetivo de chegar neste nível de transe, para que esta mudança seja realizada de forma mais eficiente.

A quarta característica é definida pela capacidade da pessoa hipnotizada de aceitar sugestões hipnóticas simples… Aqui por exemplo, tratamos as mudanças de hábitos, como foi explicado na aula anterior… Com a prática de aceitar sugestões, podemos mudar hábitos ruins, por novos hábitos saudáveis e positivos…

A quinta e última característica representa a transição do nível médio para o nível profundo… Se uma pessoa se encontrar neste nível de transe, ela pode ser facilmente conduzida para um transe profundo… Aqui, identificamos a Amnésia Completa e a Amnésia Complexa… Neste nível a pessoa pode esquecer de valores e conceitos básicos da nossa existência.. Sempre através de uma sugestão, a pessoa pode esquecer quem ela é, onde ela mora, quem são seus país… Porém este estado é momentâneo, causado principalmente por uma confusão mental que a faz esquecer de tudo… Naturalmente, a pessoa pode retomar suas memórias… Para se chegar neste nível, é preciso um roteiro hipnótico específico que induz a pessoa neste estado…

Finalizando a escala de susceptibilidade de Husband, chegamos ao nível Profundo de transe hipnótico… Neste nível podemos identificar 8 características sendo que a primeira delas é o Abrir Dos Olhos Sem Se Despertar… Aqui a pessoa hipnotizada abre os olhos, porém se encontra vidrada e submersa em seu inconsciente… ela está nos primeiro estágios de sonambulismo…

A segunda característica do transe profundo é a capacidade do hipnotizado de aceitar sugestões pós hipnóticas completas… Aqui por exemplo, a pessoa em transe pode aceitar sem questionar internamente, uma sugestão de pular em um lago congelado a menos 10 graus celsius… Neste nível, 100% de seus filtros críticos estão desligados… Então seu julgamento sobre uma sugestão é completamente zero.

A terceira característica é o andar sem despertar… a pessoa se encontra no famoso estado sonambúlico.. muito comum em crianças e pessoas que possuem distúrbios no sono… A pessoa se movimenta sem estar ter nenhuma consciência de suas ações…

A quarta característica é a Alucinação Visual Positiva… Quando falamos em alucinação positiva, é porque a pessoa hipnotizada pode acrescentar um objeto ou uma figura visualmente em seu ambiente externo…. por ela poder acrescentar, chamamos então de alucinação positiva.. Aqui em transe, a pessoa pode ver um leão em sua frente, uma figura religiosa ou mitológica ou qualquer coisa que ela for sugestionada por seu guia ou pela ambiente que ela se encontra…

A quinta característica é também uma alucinação positiva, porém auditiva… então no mesmo caso anterior, aqui a pessoa começa a escutar sons criados através de sua imaginação…

A sexta característica do nível profundo, é a Amnésia Pós-Hipnótica Permanente Sonambúlica… através deste nível de transe, a pessoa hipnotizada pode esquecer de forma permanente aspectos de sua vida, como traumas e outras memórias passadas… através de um roteiro e uma âncora mental, o hipnotizador pode provocar o esquecimento permanente em uma pessoa… Esta pessoa poderia re-invocar esta memória posteriormente, apenas com uma terapia de regressão de idade e com a eliminação da âncora de esquecimento, implantada pelo hipnotizador. .

A sétima característica é a alucinação negativa tanto visual, quanto auditiva… aqui, ao contrário da alucinação positiva, a pessoa hipnotizada deixa de ver algum objeto de seu ambiente externo.. Este nível se assemelha com uma situação que a maioria de nós já deve ter passado.. Você já alguma vez esteve procurando um objeto em sua casa que você não achava ? E depois de muita procura, você percebe que este objeto sempre esteve debaixo de seu nariz… A alucinação negativa é semelhante a este processo… Através de uma sugestão, a pessoa hipnotizada deixa de enxergar algo em seu ambiente.

E por fim o último nível de transe hipnótico é a hiperestesia sensorial.. Aqui a pessoa hipnotizada percebe todos os estímulos cinestésicos de forma muito aguçada… ela pode sentir cheiros específicos, sentir a sensações expressas por outra pessoa de forma muito vívida, perceber detalhes sonoros nunca antes percebidos, pode enxergar cores de forma intensa, sentir grande sensibilidade sobre a luz ambiente, etc..

Entendendo então esta escala, podemos identificar os vários níveis de transe que uma pessoa pode chegar… Em uma auto hipnose, não há como ficarmos atentos de forma consciente sobre estes níveis.. na verdade esta escala nos serve apenas como título de conhecimento e curiosidade.. porque na verdade, durante uma auto hipnose, seu foco deve estar totalmente direcionado aos processos do transe… Se durante sua prática, você sentir curiosidade para saber o quão fundo foi, você pode filmar com uma câmera seu processo de transe, para poder analisar posteriormente seu treinamento. Então, não direcione sua atenção para tentar descobrir em que nível está… isto pode atrapalhar sua concentração no processo.

Para finalizar esta aula, vamos então para a sugestão final de saída de um auto transe hipnótico… Você irá gravar o roteiro a seguir na continuação do seu áudio que começou a tres aulas atrás… Então após ter gravado 1 minuto mudo para o processo de fixação do olhar, depois a gravação da técnica da estrela, depois a sua sugestão de mudança de hábito ou comportamento, agora na sequência você irá gravar a seguinte sugestão de saída…

“ Em um momento irei contar até 3 e quando fizer, acordarei me sentindo maravilhosamente bem e cheio de energia como se tivesse tido uma ótima noite de sono. 1… sinto a energia voltando ao meu corpo… 2 estou cada vez mais consciente 3… estou totalmente acordado agora!”

Finalizando este processo, você pode realizar a técnica de respiração Kapalabhati que ensinei na aula 06… ela irá ajudar a aquecer seu corpo e a mente rapidamente…

Na próxima aula, vou ensinar uma técnica que poderá facilitar sua entrada ao transe novamente nas suas próximas práticas..

Clique para acesso á próxima aula parte 11 / 14

Clique para acesso á aula ANTERIOR  09 / 14

Clique para voltar ao início – acesso á aula  01 / 14